top of page
Buscar
  • Foto do escritorYuri Felix Araujo

Autoritarismo e guerra

Os que desejam a ditadura no Brasil precisam olhar para a Rússia e ver o que é o autoritarismo. Putin convoca jovens para uma guerra que não pertence ao povo russo, mas somente à ambição dele. Entretanto, o país não tem nenhuma estrutura política capaz de dizer "basta" a Putin. Do ponto de vista humano*, o povo está nas mãos dele, que parece ter se cercado de bajuladores, incapazes de dizer não ou de dar um conselho com sabedoria.


Os jovens russos estão deixando o país para fugir de uma possível convocação. Mas nem todos estão assustados. O filho do porta-voz de Putin, por exemplo, foi vítima de um trote feito por youtubers russos, fingindo ser das forças armadas e comunicando que ele estava sendo convocado para a guerra, e que precisava comparecer. O rapaz disse que não queria ir à Ucrânia e que resolveria o caso num "nível diferente".

Será que a torcida por um governo absolutista tem ideia do que está desejando e pensa que será amigo do "ditador" e que, portanto, terá condições de resolver o caso num nível diferente? E o filho do amigo? E o filho do vizinho? E o sobrinho? Você vai se sentir bem, vendo outros jovens indo para uma guerra sem sentido? Matar outros jovens, em nome de um ser humano orgulhoso, tão pecador como nós?

Sabemos que a política é melhor que a guerra. A política existe para evitar as guerras. Portanto, não nos deixemos levar pela onda de xingar o conhecimento, desprezar a ciência, depreciar a arte, combater uma ideologia com crueldade a serviço de outra ideologia. Sejamos sensatos, pois temos crianças para cuidar. O Brasil é um país cheio de crianças e somos responsáveis por todas. Deus vai pedir contas do que deixamos para a geração futura.


(*) Estamos todos nas mãos de Deus e o Senhor pode deixar o mal se criar para provar a todos (e vermos de que lado estamos). Mas, no tempo certo, quando vem o juízo do Senhor, os tiranos não suportam.

+


Hei de punir o mundo por causa da sua maldade e os ímpios por causa da sua iniqüidade; hei de pôr fim à arrogância dos soberbos, humilharei a altivez dos tiranos. Isaías 13: 11.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page